sábado, 7 de julho de 2012

Blog, para que?


O QUE VENHA SER BLOG
Com o alargamento da internet e a facilidade da informação proporcionada, cresceu o interesse das pessoas em possui espaço próprio na web. Porém, para montar uma home page e publicá-la era necessário ter  domínio técnico.
Desse interesse e dificuldade contraditórias surgiram os bloggers, que são serviços que apresentam ferramentas para permitir que internautas comuns publiquem seus próprios textos.
Segundo a Wikipédia, blogger é “uma palavra criada pela Pyra Labs e um serviço que proporciona ferramentas para indivíduos divulgarem textos na Internet” sem  necessidade de  domínio técnico, de programação ou software. Esses espaços individuais disponibilizados pelos bloggers receberam o nome de blogs.
O blog, e   weblog, é uma das ferramentas de entendimento mais populares da internet. Pessoa que rege um blog é chamada de blogueira(o)  percebemos que os  blogs tem características idênticas por terem aspecto parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito à alterações visuais. Outra característica são as assiduidades de atualização. Alguns são diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de “post” ou postagem.
Quando nasceram  blogs eram  de caráter recreativo, usados como “diários virtuais”, on-line, cujo seu público seriam de adolescentes e jovens onde exibiam suas ideias, narrando acontecimentos diários de suas vidas. Com o tempo esses blogs foram se virando espaço de derramamento de opiniões e informações sólidas,  onde pessoas distintas e empresários caíram nessa “febre”.
Os blogs passam a serem  “endereço virtual” de pessoas e empresas perdendo o status inicial de “diário”, tornando-o,  fonte de aquisição  e informações, utensílio de trabalho e subsídio de múltiplos profissionais em especial, jornalistas, repórteres e professores. Além de noticiar conteúdo particular, profissional, informativo e educacional, os blogs transformaram em ferramenta de divulgação artística, permitindo  publicação de artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotógrafos, antes incapazes de mostrar seu trabalho.
Pessoas comuns ou famosas, empresas pequenas, médias ou grandes, todos dividem blogosfera, o mundo dos blogs. Nesse espaço, alguns “blogueiros” se destacam e ficando famosos, ganham até dinheiro ou simplesmente externam suas ideias aos maiores interessados.
Alguns dos serviços de blogs mais conhecidos da atualidade é o Blogger do Google (http://www.blogger.com/home) e oWindows Live Spaces da Microsoft (http://spaces.live.com), que é vinculado ao messenger mais utilizado no mundo, o MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário