sexta-feira, 27 de julho de 2012

NÚBIA UESB TRABALHO DE MÍDIAS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO


Os conteúdos de ensino
Os conteúdos têm em vista uma ação recíproca entre a matéria e o ensino e o estudo dos alunos. A matéria a ser transmitida, proporciona e levam  formas de organização do estudo ativo dos alunos.
1.    O QUE SÃO CONTEÚDOS
 Nas leituras percebe que, conteúdos são conhecimentos eficazes  levando em conta a herança cultural que manifestados nos conhecimentos e habilidades, como também a experiência da prática social vivida no presente dos alunos, passando a ser desafios, que devemos ter em nosso dia-a-dia na localidade onde vivemos e que sejam semelhante ao educando alcançando  desenvolvimento e socialização. São sistematizados, selecionados na base dos estudos e dos modos de ação acrescentado na experiência social do público e organizados para serem ensinados na instituição; são habilidades e hábito vinculados aos conhecimentos incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem; são atitudes e convicções, enlaçando modos de agir, de sentir e de encarar o mundo. Esses elementos serão interdependentes, um atuando sobre o outro, portanto, os elementos unificadores são os conhecimentos sistematizados.
2.    OS ELEMENTOS DOS CONTEÚDOS DE ENSINO:

·                    Conhecimento Sistematizado
·                    Habilidades e Hábitos
·                    Atitudes e Convicções
Esses elementos convergem para a formação das capacidades cognitivas.
3.    QUEM DEVE ESCOLHER OS CONTEÚDOS DE ENSINO
Os conteúdos devem ser instrumentos para conseguir objetivos, representando o conjunto de informação que permite o aluno desenvolver competências. Os educadores selecionarão os conteúdos a serem trabalhados, fazem isso em função dos objetivos propostos. É respeitável selecionar os bens culturais formativos capazes de instigar o aluno. É necessário planejar ordenadamente as tarefas  com precisão, evitando a improvisação. 

4.    A DIMENSÃO CRITICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Ela se manifesta no tratamento cientifico dos conteúdos. O movimento que leva a consciência critica vai do conhecimento cientifico para a mobilização e a participação na vida prática.
5.    OS CONTEÚDOS E O LIVRO DIDÁTICO
Os livros didáticos se prestam a sistematizar e espalhar conhecimentos, para encobrir ou escamotear aspectos da realidade. Segundo a professora Ana Lucia G. de Faria (1985:6) pesquisou em livros didáticos das series iniciais do ensino de 1º grau o conceito de trabalho, ela reproduziu alguns trechos pesquisados. “O homem do campo tem dois tipos de trabalhos: pode ser agricultor, quando planta e colhe o que plantou”. Pode ser um criador de gado quando cuida do seu rebanho. Esses livros nunca vem com os aspectos reais da vida do público, por isso,  devemos complementar com nossa realidade
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
            A prática escolar atual expõe não ter havido uma escolha criteriosa de conteúdos. A sobrecarga de assuntos é uma herança maléfica de educação escolar elitista, quando apenas as classes sociais e economicamente privilegiadas tinham acesso à escola.
Hoje, orientadores continuam com a mania de esgotarem o livro, sem levar em consideração os assuntos realmente indispensável, de serem assimilados a capacidade de assimilação, o grau de assimilação anterior e a consolidação do aprendizado.
1.    CORRESPONDÊNCIA ENTRE OBJETIVOS GERAIS E CONTEÚDOS
No meu entender, tem que ser um estudo igualitário para todos, sem discriminação de cor e raça.
2.     CARÁTER CIENTIFICO
Tem que ser respeitado à independência entre o conhecimento novo e o anterior.
3.    CARÁTER SISTEMÁTICO
O conhecimento da matéria tem que ter uma lógica que facilite a compreensão e interpretação entre os assuntos.
4.    RELEVÂNCIA SOCIAL
Você tem que ter conhecimento do saber e também sua experiência e prática.





AMBIENTE E SOCIEDADE MACARANI


APRESENTAÇÃO:

            O homem faz a sua história porque projeta seus sonhos, cria seu sistema de valores e define suas metas, promovendo mudanças significativas na sociedade, à mercê dos desafios que tenha a enfrentar.
            Ao sermos provocados em observar um determinado local levantando registro e problemáticas, apresentando em fotografias resolvemos buscar a Lagoa do Marjorie Parque, onde podemos descobrir que nasceu devido um minador no local.
            Sabemos que o “homem” é responsável com o meio onde vive, seja sua casa, seu quarto, seu quintal, sua rua, seu bairro e até mesmo sua cidade. A ação do homem causa desequilíbrio ao “meio”. Daí, é observável, perto da lagoa, garrafas, pneus, litros, enfim, muito lixo que cada morador daquele bairro ajuda a agredir o meio em que vive. Faltando iniciativa, conscientização na preservação do ambiente com mais cuidados.
            A poluição atmosférica é um dos principais problemas nas cidades. Substâncias como o monóxido de carbono, o enxofre e várias outras, resultantes da queima de combustíveis fosseis, provocam doenças respiratórias, alergias, e até mesmo ocasionam o aparecimento de certos tipos doenças e insetos. Por isso, é preciso controlar nossas atitudes perante o “meio” policiando e levando esclarecimento à população, pois notamos que o homem se arredou do mundo natural, como se não fizesse parte dele, a humanidade alcançou contagiar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os sustentos, os rios, entre outros. Todas essas destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres humanos. 
            A questão positiva é uma maior conscientização e valorização do meio em que vivemos, mas ainda a humanidade está longe de aprender a consumir e interagir com o mesmo, e de entender que é um ser participante do ciclo natural e não o dominante. Percebemos nas visitas, esta ação daquela população. A Ciência e a Técnica são constitucionais para a preservação ou recobramento do ecossistema planetário, pois cooperam em forma de conhecimento intenso, técnico, científico, sobre o ciclo de vida e as complicações do planeta, aplicando métodos para gerar o equilíbrio entre os participadores.
Primeiro é preciso que os humanos, principalmente gestores, entender o planeta sob todos os aspectos, formas e sentidos, conhecer para preservar. As técnicas humanas devem funcionar e auxiliar o equilíbrio das técnicas da Terra. Determinado princípios básicos podem acordar para orientar a humanidade ao alargamento de técnicas que gerem o equilíbrio entre os seres humanos e o mundo natural. Os humanos devem distinguir a Terra, antes de tomar qualquer atitude. A humanidade deve sair da “bolha industrial” em que vive, mudando o comportamento, valorizando e interagindo com o mundo natural o qual faz parte, respeitando as mudanças do meio no seu devido tempo. Ali, é extraordinário haver um processo de conscientização participativo e sustentável, cada um praticando a sua parte e respeitando o ciclo de cada ser existente. As técnicas adquiridas pelo homem necessitam proteger o planeta, cuidar dos resíduos gerados, para se abrigar de qualquer mudança natural, e não colocar vidas em risco. Deve haver respeito à grandeza da natureza, reverência a Terra. Enquanto não se aprender a celebrar a Terra, não será possível curá-la.