sexta-feira, 27 de julho de 2012

OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO


Os conteúdos de ensino
Os conteúdos têm em vista uma ação recíproca entre a matéria e o ensino e o estudo dos alunos. A matéria a ser transmitida, proporciona e levam  formas de organização do estudo ativo dos alunos.
1.    O QUE SÃO CONTEÚDOS
 Nas leituras percebe que, conteúdos são conhecimentos eficazes  levando em conta a herança cultural que manifestados nos conhecimentos e habilidades, como também a experiência da prática social vivida no presente dos alunos, passando a ser desafios, que devemos ter em nosso dia-a-dia na localidade onde vivemos e que sejam semelhante ao educando alcançando  desenvolvimento e socialização. São sistematizados, selecionados na base dos estudos e dos modos de ação acrescentado na experiência social do público e organizados para serem ensinados na instituição; são habilidades e hábito vinculados aos conhecimentos incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem; são atitudes e convicções, enlaçando modos de agir, de sentir e de encarar o mundo. Esses elementos serão interdependentes, um atuando sobre o outro, portanto, os elementos unificadores são os conhecimentos sistematizados.
2.    OS ELEMENTOS DOS CONTEÚDOS DE ENSINO:

·                    Conhecimento Sistematizado
·                    Habilidades e Hábitos
·                    Atitudes e Convicções
Esses elementos convergem para a formação das capacidades cognitivas.
3.    QUEM DEVE ESCOLHER OS CONTEÚDOS DE ENSINO
Os conteúdos devem ser instrumentos para conseguir objetivos, representando o conjunto de informação que permite o aluno desenvolver competências. Os educadores selecionarão os conteúdos a serem trabalhados, fazem isso em função dos objetivos propostos. É respeitável selecionar os bens culturais formativos capazes de instigar o aluno. É necessário planejar ordenadamente as tarefas  com precisão, evitando a improvisação. 

4.    A DIMENSÃO CRITICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Ela se manifesta no tratamento cientifico dos conteúdos. O movimento que leva a consciência critica vai do conhecimento cientifico para a mobilização e a participação na vida prática.
5.    OS CONTEÚDOS E O LIVRO DIDÁTICO
Os livros didáticos se prestam a sistematizar e espalhar conhecimentos, para encobrir ou escamotear aspectos da realidade. Segundo a professora Ana Lucia G. de Faria (1985:6) pesquisou em livros didáticos das series iniciais do ensino de 1º grau o conceito de trabalho, ela reproduziu alguns trechos pesquisados. “O homem do campo tem dois tipos de trabalhos: pode ser agricultor, quando planta e colhe o que plantou”. Pode ser um criador de gado quando cuida do seu rebanho. Esses livros nunca vem com os aspectos reais da vida do público, por isso,  devemos complementar com nossa realidade
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
            A prática escolar atual expõe não ter havido uma escolha criteriosa de conteúdos. A sobrecarga de assuntos é uma herança maléfica de educação escolar elitista, quando apenas as classes sociais e economicamente privilegiadas tinham acesso à escola.
Hoje, orientadores continuam com a mania de esgotarem o livro, sem levar em consideração os assuntos realmente indispensável, de serem assimilados a capacidade de assimilação, o grau de assimilação anterior e a consolidação do aprendizado.
1.    CORRESPONDÊNCIA ENTRE OBJETIVOS GERAIS E CONTEÚDOS
No meu entender, tem que ser um estudo igualitário para todos, sem discriminação de cor e raça.
2.     CARÁTER CIENTIFICO
Tem que ser respeitado à independência entre o conhecimento novo e o anterior.
3.    CARÁTER SISTEMÁTICO
O conhecimento da matéria tem que ter uma lógica que facilite a compreensão e interpretação entre os assuntos.
4.    RELEVÂNCIA SOCIAL
Você tem que ter conhecimento do saber e também sua experiência e prática.





Nenhum comentário:

Postar um comentário