Os
conteúdos de ensino
Os conteúdos têm em
vista uma ação recíproca entre a matéria e o ensino e o estudo dos alunos. A
matéria a ser transmitida, proporciona e levam formas de organização do estudo ativo dos
alunos.
1. O QUE SÃO CONTEÚDOS
Nas leituras percebe que,
conteúdos são conhecimentos eficazes levando em conta a herança cultural que
manifestados nos conhecimentos e habilidades, como também a experiência da
prática social vivida no presente dos alunos, passando a ser desafios, que devemos
ter em nosso dia-a-dia na localidade onde vivemos e que sejam semelhante ao
educando alcançando desenvolvimento e
socialização. São sistematizados, selecionados na base dos estudos e dos modos
de ação acrescentado na experiência social do público e organizados para serem
ensinados na instituição; são habilidades e hábito vinculados aos conhecimentos
incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem; são atitudes e convicções,
enlaçando modos de agir, de sentir e de encarar o mundo. Esses elementos serão
interdependentes, um atuando sobre o outro, portanto, os elementos unificadores
são os conhecimentos sistematizados.
2. OS ELEMENTOS DOS CONTEÚDOS DE ENSINO:
·
Conhecimento Sistematizado
·
Habilidades e Hábitos
·
Atitudes e Convicções
Esses
elementos convergem para a formação das capacidades cognitivas.
3. QUEM DEVE ESCOLHER OS CONTEÚDOS DE
ENSINO
Os
conteúdos devem ser instrumentos para conseguir objetivos, representando o
conjunto de informação que permite o aluno desenvolver competências. Os
educadores selecionarão os conteúdos a serem trabalhados, fazem isso em função
dos objetivos propostos. É respeitável selecionar os bens culturais formativos
capazes de instigar o aluno. É necessário planejar ordenadamente as
tarefas com precisão, evitando a
improvisação.
4. A DIMENSÃO CRITICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Ela se manifesta no
tratamento cientifico dos conteúdos. O movimento que leva a consciência critica
vai do conhecimento cientifico para a mobilização e a participação na vida prática.
5. OS CONTEÚDOS E O LIVRO DIDÁTICO
Os livros didáticos
se prestam a sistematizar e espalhar conhecimentos, para encobrir ou escamotear
aspectos da realidade. Segundo a professora Ana Lucia G. de Faria (1985:6)
pesquisou em livros didáticos das series iniciais do ensino de 1º grau o
conceito de trabalho, ela reproduziu alguns trechos pesquisados. “O homem do
campo tem dois tipos de trabalhos: pode ser agricultor, quando planta e colhe o
que plantou”. Pode ser um criador de gado quando cuida do seu rebanho. Esses
livros nunca vem com os aspectos reais da vida do público, por isso, devemos complementar com nossa realidade
CRITÉRIOS
DE SELEÇÃO
A prática escolar atual expõe não ter
havido uma escolha criteriosa de conteúdos. A sobrecarga de assuntos é uma
herança maléfica de educação escolar elitista, quando apenas as classes sociais
e economicamente privilegiadas tinham acesso à escola.
Hoje, orientadores continuam com a mania de esgotarem o
livro, sem levar em consideração os assuntos realmente indispensável, de serem
assimilados a capacidade de assimilação, o grau de assimilação anterior e a
consolidação do aprendizado.
1.
CORRESPONDÊNCIA
ENTRE OBJETIVOS GERAIS E CONTEÚDOS
No
meu entender, tem que ser um estudo igualitário para todos, sem discriminação
de cor e raça.
2.
CARÁTER CIENTIFICO
Tem que ser respeitado à independência
entre o conhecimento novo e o anterior.
3.
CARÁTER
SISTEMÁTICO
O
conhecimento da matéria tem que ter uma lógica que facilite a compreensão e
interpretação entre os assuntos.
4.
RELEVÂNCIA
SOCIAL
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